segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mais bebês nascem! Bem-vindos: Mel e Benito

Querid@as mamães!

Gostaria de dar as boas vindas a pequena Mel filha de Tairini e Renan, que nasceu no ultimo dia 25/01 pesando 3,380 Kg e 47 cm, muito linda e fofinha de um parto cesárea, com acompanhamento de trabalho de parto pelo Gestar.
Parabéns querida pela força e determinação. Muita luz para sua pequena!




Nasceu em 27/01 o Benito filho de Moa e Hélida, com 4,9 Kg e 52 cm GRANDÃO, um bebe lindo e muito fofo! como bem escreveu o pai em seu perfil no Facebook! Um parto domiciliar e na água atendido com o apoio do Gestar pela Parteira Danieli Siqueira .Benito já nasceu quebrando paradigmas que bebês com mais de 4Kg tem de nascer de parto cesárea, eles provaram que não e tiveram uma experiência linda, emocionante e marcante. Parabéns!

Infecção Urinária e Chá de cabelo de milho - Sabedoria de Parteira

Olá querid@s!

Vamos falar de um tema especial para gestantes que é o cuidado com a saúde: Infecção Urinária.

Um problema que afeta de 10 a 20% das gestantes , deve-se ficar atenta aos sintomas e aos exames de cultura de urina, pois as vezes a mulher está com a infecção e não apresenta sintomas. Estes são os sintomas frequentes:
Dor e ardor ao Urinar
Vontade frequente de urinar com pouca quantidade de xixi;
Mudanças na cor e odor da urina.

Nos casos mais graves os sintomas são:
Náuseas;
Vômito;
Febre;
Calafrio;
Dor intensa na região Lombar (rins).

As toxinas liberadas pelas bactérias podem causar contrações no útero, levando ao trabalho de parto prematuro,abortamento,hipertensão arterial, morte do bebê e até mesmo da mãe. O tratamento deve ser realizado antes que o quadro piore e prevenir ainda é o melhor remédio.

Ingestão de líquidos ( 2 litros/ dia)
Não segurar o xixi (mulher grávida faz muito xixi e o melhor é ir ao banheiro sempre que der vontade);
Fazer xixi após relações sexuais
Passar o papel higiênico de frente para trás

Quando sentir qualquer sintoma comunicar seu médico imediatamente para que o diagnóstico seja o mais rápido possível.

A natureza é divina, nós sabemos disso! A cura por meio de tratamentos naturais é sempre indicada pelas parteiras tradicionais, o chazinho de cabelo de milho está entre eles. O cabelo de milho são aqueles fiozinhos amarelos ou marrons que ficam na ponta da espiga do milho.
O chá de cabelo de milho é:
diurético
antiinflamatório
trata calculo renal
cistite
distúrbios cardíacos
inflamação na bexiga
Libera a urina

Receitinha de como fazer o chá:

Ingredientes: 1 e 1/2 colher (sopa) de cabelo de milho e 500 ml de água filtrada.
Preparo: Leve tudo no fogo para ferver. Quando ficar morno, coe e beba./ Pode colocar na geladeira e ficar bebendo pela manhã e ao deitar.(1 copo)


Como o chá de cabelo de milho funciona?
Elimina o ácido úrico, dissolve areias e cálculos renais, diminui dores, purifica o sangue, diurético, combate infecções de vesícula dos rins e da bexiga, segundo a Faculdade Unioeste.
* Como guardar?
  Secar ao sol e após bem seco, guardar dentro de um pote de vidro bem tampado.

A natureza que auxilia a vida saudável. Cultura popular que traz sabedoria.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Yoga para bebês - Shantala

* Por Nicole Silveira

Essa massagem faz parte da cultura indiana. É um ensinamento passado de geração para geração. A técnica foi batizada com esse nome pelo obstetra francês Fréderick Leboier, na década de 70, após observar uma moça chamada Shantala massageando seu bebê de uma forma diferente. Ele escreveu um livro sobre o assunto e assim a técnica começou a se popularizar.
Os benefícios são muitos entre eles destacamos: Promover a integração entre os pais e suas crianças, a massagem é capaz de aliviar cólicas, regularizar o sono, equilibrar o desenvolvimento psicomotor, acalmar e eliminar tensões do bebê.


Segue vídeo que ensina passo-a-passo a massagem:




A massagem pode ser feita desde o bebê recém nascido até os 12 anos, respeitando os limites da criança e com suavidade nas mãos,principalmente nos bebezinhos mais novos. Escolha um horário,uma música e aproveite este momento maravilhoso de interação com seu filho, vocês vão amar. Eu oriento por experiência própria fazer a massagem com o bebe de fraldinha , pois devido a massagem estimular a barriguinha, pode ocorrer um xixizinho  ou cocô durante o processo. Eles soltam muitos pums também...kkk ! Abraço e luz a todas.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Preparação dos seios para a mamada

* Por Nicole Silveira

A preparação das mamas deve acontecer ainda durante a gestação. Existem técnicas que podem ser usadas para fortalecer o bico do peito e estimular as glândulas mamárias.


*Lavar o bico do peito apenas com água. Não utilize sabonete. Eles já têm uma hidratação natural ideal que deve ser preservada;
*O banho de sol é um dos melhores procedimentos para preparar os seios. Tome de 10 a 15 minutos de sol no seio todos os dias, antes das 10 da manhã ou depois das 3 da tarde. O calor do sol deixa a pele mais resistente.

Quando estiver amamentando deve tomar os seguintes cuidados:

*Passar o próprio leite antes e depois da mamada, ele possui fatores de proteção e é cicatrizante para as fissuras;
*Manter as mãos sempre limpas;
*Deve-se evitar passar cremes e óleos na região do mamilo.

Entre dois e seis dias depois do parto, o leite "desce", ou seja, fica disponível para o bebê nas mamas. Conforme isso acontece, seus seios recebem uma irrigação maior de sangue, e os tecidos da área podem inchar. O resultado é que os seios ficam "duros", cheios e pesados.
 O importante é lembrar que o isso é um bom sinal: você está produzindo leite para alimentar o bebê, e, com a ajuda dele, vai passar a produzir a quantidade adequada, desde que ele esteja pegando bem o seio e mamando tanto quanto quiser. Algumas dicas para aliviar o desconforto:

*Dê de mamar ao bebê com freqüência;
*Massageie o seio ao mesmo tempo em que o bebê mama. Com isso, o fluxo do leite é estimulado, aliviando um pouco a dor e o desconforto. Capriche na massagem nas bolinhas mais "duras" do seio, onde há mais leite acumulado;
*Aplicação de gelo nas mamas logo depois das mamadas, ou compressas frias feitas com uma fraldinha de pano molhada e deixada na geladeira ou no freezer;
*Compressas quentes (ou frias) nos seios, banhos quentes e uma massagem delicada (antes e depois de amamentar) aliviam a dor. Se tiver dificuldade de fazer a massagem sozinha, peça ajuda: da mãe, do marido, da enfermeira. Não hesite em pedir auxílio. 
*Passar o pente nos seios embaixo do chuveiro;
*Tire um pouco do leite antes de cada mamada para que a área em torno do mamilo fique mais macia - o que facilita a pega do bebê e reduz o risco de seus mamilos ficarem machucados. Um bom jeito de fazer isso, com as mãos, embaixo da água morna do chuveiro - só a quentura da água talvez já faça o seio vazar sozinho, deixando a mama mais macia.

Muitas mulheres comparam o aleitamento ao aprendizado de andar de bicicleta: pode ser complicado no começo, mas, quando você pega o jeito, fica parecendo impossível que um dia não tenho sabido fazer.

Mitos sobre o parto normal

* Por Nicole Silveira

Alguns mitos e desinformação levam as mulheres todos os dias a um parto cesáreo desnecessário como:
  • Circular de cordão
  • Não tem dilatação
  • Não tem passagem
  • A bolsa não estourou
  • Medo da dor do parto

As cesarianas são intervenções cirúrgicas com a intenção de aliviar as condições maternas ou fetais quando há riscos para mãe e/ou feto, durante a gestação ou no trabalho de parto. Estes procedimentos, entretanto, não são isentos de risco, pois estão associados a maiores taxas de morbi-mortalidade materna e infantil (RATTNER, 1996; MARTINS-COSTA et al, 2002).  

Estudos empreendidos apontam que a alta prevalência de bebês prematuros parece estar relacionada, em grande parte, às cesarianas e às induções do trabalho de parto realizadas antes da completa maturidade fetal. Estes fatores têm sido apontados como umas das principais causas de morbi-mortalidade perinatal destacando-se, entre elas, a síndrome de angústia respiratória do recém-nascido. Fetos de 37 a 38 semanas de gestação possuem 120 vezes mais chances de apresentarem essa complicação quando comparados aos fetos com mais de 39 semanas (BARROS et al, 2005; LEAL et al, 2004; MARTINS-COSTA et al, 2002).

Em relação à mortalidade materna, outros estudos mostram que o risco para este evento é 2,8 vezes maior nas cesarianas eletivas sem emergência do que no parto vaginal (WAGNER, 2000; RCOG, 2001).




É também fundamental questionar quais serão as conseqüências futuras deste número excessivo de cesarianas, realizadas muitas vezes sem uma indicação médica precisa e sem que as crianças tenham atingido seu completo potencial de desenvolvimento. 

Roda de grávidas em 21/01/12

Querid@s!

A nossa Roda de grávidas deste sábado (21/01/12) debatemos sobre parto domiciliar, contamos com a presença de lindas barrigas, mamães e seus bebês e interessados no assunto. Com o clima chuvoso e um chazinho de camomila fomos embaladas por uma conversa gostosa sobre o partejar e troca de experiências com estórias de parto hospitalar e domiciliar, vimos os vídeos e fotos do parto de Nicole e Carol e dos partos de Danieli, o que deixou todas as presentes encantadas. Gostaria de agradecer a presença de Luiza e sua sogra Luciana, Élida e Tairini que está com 39 semanas de gestação e neste momento senti a chegada cada vez mais próxima da Mel.










segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Amamentação - Tudo começa com uma boa pega


* Por Nicole Silveira


Querid@s mamães!


A importância do leite materno para o bebê é indiscutível; Ele possui todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver nos seis primeiros meses de vida e como complementação da alimentação até os dois anos.

Claro que quando estamos grávidas imaginamos aquela cena romântica e linda da mãe amamentando seu filho, tipo capa de revista! Porém para chegar a este ponto algumas orientações precisão ser dadas e a primeira e mais importantes é a pega correta da mama.

A pega correta é de suma importância reduz as fissuras no seio, a dor nos mamilos é um sinal de alerta de que a pega não está adequada, causando desconforto na mãe, você vai ter dor ou compressão assim que o bebê pegar o seio e, com o tempo, a pele fina do mamilo pode rachar e sangrar, dando chance para infecções.
O melhor a fazer é retirar o bebe do seio e colocar novamente até a pega correta, quando a boca do bebe envolve toda a auréola , os lábios ficam virados para fora principalmente o lábio inferior e o bico do seio fica encostando no céu da boca do bebê desta forma esvaziará os seios estimulando a produção de leite.


 Como ajudar o bebé a pegar na mama:

  • Tocar os lábios do bebê com o mamilo;
  • Direcionar o mamilo para o palato do bebê;
  • Esperar até que a boca esteja bem aberta;
  • Nessa altura trazer o bebê rapidamente à mama;
  • O nariz e o queixo do bebê ficam junto à mama;
  • A cabeça do bebê deve estar alinhada com o resto do corpo (para não ter a cabeça voltada para o lado para mamar)
  • Vê-se pouca aréola por baixo;
  • Pode-se ver e ouvir a deglutição.
Caso ocorra a pega incorreta, ou seja, ele pegou apenas o bico, colocar o dedo indicador de lado da boquinha do bebe para soltar a mama.Não puxe de uma vez pode pode machucá-la.



Este vídeo demonstra como deve ser feita a  pega correta do seio:

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Fotos do Parto de Nicole, a linda flor Hadassa nasceu!

A Hadassa veio para trazer muita felicidade a sua família. Em volta de bastante emoção e amor nos a recebemos. Te amamos nossa linda flor!

Em 19/09/11 as 08:50h da manhã, em um parto natural,domiciliar e humanizado.
Era uma segunda-feira.
Pesando 3,400 Kg e medindo 50 cm


A história do meu nome:
A Rainha, A Flor. 
HADASSA é uma plantinha, ou flor, bem rara pois dá somente no deserto. Não, não é um cacto, é um outro tipo de planta, ok. E quando alguém encontra essa flor no deserto pode cavar que com toda certeza encontrará água onde ela está.
 Arbusto que nasce no deserto, e que era utilizado pelos hebreus para cobrir as tendas na Festa dos Tabernáculos. Com isto entendemos que este nome significa cobertura, proteção e também mulher de governo, de influência. 













O merecido sono

Hadassa?!!? Você é descendente de árabe?? 
_ Não. 
_ Nossa!! De onde seus pais tiraram esse nome?? 
_ Da bíblia. 
Hadassa era do povo judeu, povo exilado naquela época. Foi escolhida entre todas as mulheres do reino para se tornar a nova rainha da Pérsia. Era de uma beleza sem igual(na Bíblia: Ester 2.7), e alcançou graça perante o Rei. Não declarou que fazia parte do povo exilado, nem sua linhagem, e mudou seu nome para Ester. AAHH.. Ester você conhece claro. Então, agora você sabe que seu nome verdadeiro era Hadassa.

Relato de Parto Nicole - Nascimento de Hadassa (SET/11)

19 de setembro de 2011


* Por Nicole Silveira
O dia tão esperado chegou!
Na madrugada de Domingo as 4h da manhã despertei com uma sensação estranha na barriga,que não era dor, o bebe estava mexendo. Fui ao banheiro e vi que minha calcinha estava com uma secreção marrom, fui correndo par consultar na internet e constatei o que sentia : meu tampão mucoso estava saindo e este era o primeiro sinal que o trabalho de parto estava apenas começando. Fiquei muito contente, mas resolvi não acordar Gleyton, eu diria assim que acordássemos.
Pela manhã fui a casa de minha sogra e nos dois últimos dias eu pedia para ela medir minha barriga que estava baixando e neste dia ela estava com 4 dedos, então contei sobre o tampão e que naquela manhã comecei a sentir cólicas bem fraquinhas e irregulares. Ela ficou muito feliz e começou a planejar o cardápio do dia e os bolos que faria.
Liguei para Dona Prazeres, minha parteira, ela disse que eu estava num preparatório e eu me alimentasse bem até o horário do almoço e procurasse dormir, que a mantivesse informada sobre as cólicas e a intensidade, pois ela estava preparada só aguardando ser chamada. Falar com ela é sempre um conforto, pela segurança e tranqüilidade que ela passa.
Passei o dia organizando tudo para o parto, conversando com Hadassa, para que ela ajudasse mamãe e acendendo brasas de carvão para queimar alfazema (os partos tradicionais no interior acendem incenso de alfazema o avisando aos vizinhos do nascimento do bebê), o aroma é ótimo e deixava a casa no clima de nascimento.
Trabalho de Parto
Por volta das 23 horas do domingo eu já estava com cólicas mais fortes, porém suportáveis e ainda irregulares, Hadassa mexia bastante. Estava aguardando a chegada de Dona Prazeres  e Danieli. Eu estava muito alegre com a chegada de Hadassa e estava muito sorridente; Deixei tudo em ordem, a casa, o material para o parto, o chá de canela, o incenso de alfazema. Quando elas chegaram pensei: “Está como planejamos, agora é minha filha nascer! Vai dar tudo certo”. Em momento algum duvidei disso: “Vai dar tudo certo”. Dona Prazeres me elogiou: “Hum toda sorridente e bem arrumadinha” como se já soubesse que mais tarde eu estaria fazendo caretas e completamente nua.
Danieli fez a escuta dos batimentos de Hadassa, estavam 140 por minuto. Perguntei a ela sobre a intuição espiritual de Prazeres, pois a minha informava que estava tudo bem, ela confirmou que a dela estava em perfeita sintonia com a minha.
Fui dormir com Gleyton, mas não consegui;Logo começaram as contrações mais fortes e regulares. Dona Prazeres disse que eu a chamasse assim que eu começasse a fazer caretas; Essas caretas vieram junto com as dores mais fortes e a chamei e logo vieram com todo carinho me atender. Fiquei sentada na bola suíça, dando pulos assim que a contração vinha; Caiu a ficha que daquele momento em diante entrei no mundo do parto, aquela madrugada seria marcante e minha filha estava perto de nascer.
Fizeram o 1° exame de toque e informaram que o colo estava bem fino e por isso era difícil constatar quantos centímetros de dilatação estava.
Tomei banho quente da cintura para baixo, o que é realmente muito relaxante, para se ter noção no banho minha barriga contraiu, mas eu não senti a dor;
Durante a noite o trabalho de parto foi assim: Contrações que foram tornando-se cada vez mais regulares e intensas, nestes momentos contei com o amor e força de meu marido que fazia massagens na região lombar e sacro, fez exercícios de agachamento comigo, me segurava quando eu sentia que não agüentava mais e também quando quase caí por duas vezes por causa do sono; Também contei com o carinho de Dani que me abraçava nos momentos de dores mais fortes, o que me energizava e ainda dizia palavras tão doces que acalmavam e tornavam suportáveis qualquer dor, pois me tornava consciente que a vida estava fluindo e minha filha estava cada vez mais pertinho de nascer; Dona Prazeres com seu olhar experiente e seguro me passava toda segurança que estava tudo bem, as dores eram necessárias e naturais, fazem parte do processo da vida; Gleyton me contou que o que o tornava mais calmo diante das minha dores era olhar para ela que vez por outra dava umas piscadelas de lado e dizia a ele : “está tudo bem!”
Ouvimos música toda noite, até arrisquei uns passos de reggae junto a Dona Prazeres. Eram sons conhecidos de Hadassa durante a gestação.
As 5h da manhã minha bolsa estoura, estava em posição da gatinha, ou de quatro, o que não foi muito confortável. Líquido de cor clara e limpo, o que significa? “Está tudo bem!”
Desta hora em diante as dores se tornaram mais intensas e quando olhava para o relógio o tempo passava a cada meia hora a ansiedade de parir era muito grande acompanhado das dores. Eu estava exausta e precisava dormir; Nos intervalos das contrações que estavam a cada 15 minutos eu me deitei no colchonete que estava na sala e dormi; Sabe aqueles sonos bem curtos que parece que você dormiu por horas?! Mas fui despertada por contração muito forte; “Vale salientar que deitada à contração parece multiplicada por 10X, admiro a força das mulheres que conseguem parir deitadas, pois para mim foi a pior posição que estive durante o trabalho de parto”; Dani me pedia para levantar as pernas o que aliviou um pouco e logo depois que ela passou era como se eu não tivesse sentido nada e caí novamente no meu sono revigorante, até ser despertada por outra contração.
Sentei na cadeira de parto e senti o aconchego do abraço do meu Gleyton, que sussurrava coisas tão bonitas e palavras de força ao meu ouvido sobre nossa filhinha e nosso amor.
Eram umas 7h  Dona Prazeres sugeriu mais um toque, eu não me animei com a  idéia, estava muito sensível e até as perguntas que ela fazia eu não entendia mais..Dani disse: “Ela gora entrou definitivamente no mundo do parto”; Eu me lembrei daquele banho quente tão relaxante e elas consentiram. Após o banho eu cheguei junto delas e pedi um analgésico, elas riram e Dona Prazeres disse: “Não tem”!
Foi então que após o toque Dani informou que sentia a testa de minha filhinha e que faltava tão pouco para Hadassa nascer, ela propôs que eu fizesse o exercício de agachamento com Gleyton sempre que sentisse a contração, eu achei que não fosse conseguir, mas uma força inesperada se apoderou de mim e comecei a caminhar pela casa e quando senti a contração agachava ou sentava na bola suíça para dar pulos; Não parecia em nada com a Nicole de 30 minutos atrás que pedira analgésico! Depois de cada contração eu pensava assim: o meu bebê está mais perto, ele está mais perto”. Foi então que comecei a sentir a famosa e tão esperada vontade de fazer força, eu estava de pé e fui para a cadeira de parto com Gleyton me segurando por trás. Era um mix de sentimentos e a vontade de fazer força a cada contração já minimizava as dores. Dona Prazeres e Daniele se prepararam para o expulsivo com tanta tranqüilidade e alegria me incentivava a cada contração a fazer mais força, pois “- Hadassa linda já está vindo”; As dores já estavam para trás agora era fazer força, os gemidos das contrações deram lugar aos gritos fortes que pareciam auxiliar na abertura do canal do parto e eu só pensava em ter minha filha em meus braços. A cada força eu sentia ela descer . Dona Prazeres e Danieli  estavam  já com sua cabeça nas mãos e Gleyton fazia massagem na minha barriga para auxiliar a saída, quando vi o corpinho sair e o chorinho  vigoroso dela ecoar na sala, uma sensação de alívio e uma emoção muito forte se apoderaram de mim, ter minha filha tão desejada em meus braços, conhecer seu rostinho lindo, sentir seu cheirinho e seu corpinho quente, pôr sua boca no seio e sentir seu reflexo de sugar. Agradeci ao Criador por nos ter proporcionado uma felicidade difícil de relatar em palavras. Meu amado esposo estava muito emocionado também, ele me disse ainda na gestação que só se sentiria aliviado quando nos visse juntas e estávamos bem ali envoltas nos seus braços.

Parir é uma experiência única, mágica e sublime.

Encontro Gestar

Querid@s,

A próxima Roda de grávid@s e interessados  no tema do GESTAR ocorrerá próximo sábado (21/01/12) das 10 às 12hs. Quem nos acolherá será o Nicole e Gleyton, comadre e compadre do Gestar. O endereço e indicações de como chegar seguem abaixo:

Em caso de dúvida entrar em contato com Nicole pelo telefone: 3034-4689

Fotos do parto de Carol, nascimento de Nara (JUN/11)

Nara chegou na noite de 14 de Junho de 2011, às 00:52, pesando 3.750kg e medindo 55cm, sob o signo de gêmeos, com ascendente em áries e lua em sagitário.







sábado, 14 de janeiro de 2012

Bem Vinda ao mundo pequena! Nasce mais um bebê GESTAR

* Por Danieli Siqueira


Na manhã desta sexta-feira (13/01/12) chegou mais uma alma iluminada na Terra...foi Amarilis uma alma flor que chegou ao mundo forte e guerreira assim como sua mãe Kalinne Mendes... Danieli Siqueira teve a honra de ajudá-las e partejar este momento, recebendo a pequena Amarilis pelas suas mãos que ainda exala o perfume doce das flores...
O Parto foi lindo e super rápido, 4 horas de franco trabalho de parto. Kalinne pariu na água e sorriu o sorriso mais puro quando entrou no período expulsivo, quando sua bebê passava pelo anel de fogo Kalinne sorria e fez todos sorrirem também...logo após a emoção e as lágrimas...chega Amarilis com 3,5kg e 44 cm.
Parabéns Kalinne, Ivan e Amarilis!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Comunidade no Orkut

* Por Nicole Silveira
Querid@s! O Gestar agora tem comunidade no Orkut para nossa troca de experiência não apenas nas rodas, mas online também. Através de levantamentos de temas pelos fóruns poderemos discutir sobre o universo do gestar,parir,nutrir e criar.
Além de muitas informações sobre o universo feminino. Sejam membros da comunidade:

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Próximo encontro GESTAR

Querid@s,

A próxima Roda de grávid@s e interessados  no tema do GESTAR ocorrerá próximo sábado (07/01/12) das 10 às 12hs. Quem nos acolherá desta vez será o Nicole e Gleiton, comadre e compadre do Gestar. O endereço e indicações de como chegar seguem abaixo.

Endereço:

Rua Itapuã, 235
San MartimRecife

Roteiro e  mapa:

Quem vem de carro:


Vindo pela Av. Abdias de Carvalho/Av. Caxangá: entrar na Av. General San Martim esquina da Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios e entrar a esquerda esquina com a Cavalaria (Regimento Dias Cardoso)pela Av. Consul Vilares Fragoso, entrar a 3° rua a direita (Rua Itapemirim) com um lava jato de esquina e depois a 2° a esquerda é a Rua Itapuã (rua de terra) casa de portão verde a direita.

Vindo pela Av. Recife/ Av. 21 de Abril: Entrar na Av. General San Martim após a praça do giradouro em San Martim e seguir em frente até a esquina com a Cavalaria (Regimento Dias Cardoso)entrar a direita pela Av. Consul Vilares Fragoso, entrar a 3° rua a direita (Rua Itapemirim) com um lava jato de esquina e depois a 2° a esquerda é a Rua Itapuã (rua de terra) casa de portão verde a direita.
Quem vem de ônibus:

Qualquer parada A da Conde da Boa Vista e/ou Praça do Derby pegar San Martim Abdias de Carvalho ou Jardim São Paulo Piracicaba via San Martim e pedir para descer na parada da Cavalaria, atravessar e pela Av. Consul Vilares Fragoso, entrar a 3° rua a direita (Rua Itapemirim) com um lava jato de esquina e depois a 2° a esquerda é a Rua Itapuã (rua de terra) casa de portão verde a direita.

Pela Caxangá ou Afogados pegar San Martim Largo da Paz.