sábado, 6 de novembro de 2010

Mais Relato de Parto - Kalinne

O nascimento é a celebração da vida!


É como se o sol estivesse nascendo em nosso coração,resignificando a vida a cada sorriso da criança.

Gratidão eterna a vida e a todos os seres de luz que a fazem acontecer...



"poesia da criação"



Segue a vida a cada instante

renovando o nosso sonho

somos sonhos, somos sempre o contínuo despertar

levamos dentro do peito esse mundo-coração

onde a vida é um presente ,e faz presente na manhã

na lembrança da criança que fomos e vemos ser

nossos filhos, nossa glória do eterno amanhecer

mais que tudo é alegria

nessa festa que é viver

no amor vive a magia

que purifica o nosso SER



Relato do parto de Aylinn



No dia 28/09/10 , fui a roda de casais do CAIS do parto e cantei no colinho de duas gestantes... Suely me examinou e viu que a cabeça estava quase fixa e que não tardaria muito para Aylinn querer sair.

No outro dia acordei e senti que desceu bastante líquido ,porém não era o líquido da bolsa,mas ( dito pela comadre)provavelmente foi a cabeça que havia fixado.À noite tivemos a última noite de chamego(pré-parto), eu e meu companheiro e acho que daí incentivamos o trabalho de parto que começou por volta das 02:30 da madrugada do dia 30/09/10, último dia da lua cheia.

Eu já estava ,há algumas semanas, com muita dificuldade para dormir, já estava bem cansada da barriga( a comadre diz que isso é um sinal que o parto já está próximo). Começaram as contrações suaves, com intevalos de 7 minutos, comuniquei ao meu companheiro que a hora havia chegado, ao mesmo tempo não queria acreditar que já estava em trabalho de parto com 37 semanas de gestação.

Começei a fazer cocô seguidamente e muito xixi, trouxe o pinico para a cama e sempre que vinha a contração eu ficava de joelhos.Ainda tentei dormir um pouco e foram quando as contrações aumentaram os intevalos para 10 min. Logo depois já encurtaram para 5 em 5min.Já estava amanhecendo,às 6hs da manhã consegui falar com a comadre Suely, e então pedimos para o amigo Bruno ( pai de Ian e companheiro de Drica) ir buscar-la.Fui para um banho morno com a bola e relaxei bastante , vomitei um pouco e depois fui caminhar com os meus doulos, Thomas ( pai de Aylinn) e meu filho mais velho de 4 anos ,Inti Cairé.As contrações continuavam de 5 em 5 min,tomei um café energético e depois da caminhada vomitei mais uma vez. Inti Cairé preparou o espaço do "jardim de parto",ele e o pai prepararam o altar em volta da acássia( a mesma árvore que nasceu Aman, meu segundo filho, com 2 anos 10 meses).Peguei o tambor e fui louvar a Pachamama ,Mãe Terra. Inti me acompanhou todo instante.Logo em seguida chegou a equipe oficial do CAIS, mãe e filha , Suely e Marcely, as mensageiras da luz...

Suely fez um toque e ouviu o batimento, estava com 7 cm e um batimento bom, o colo ainda alto...Tirei as pedras das runas( o oráculo da comadre) e saíram hagalaz,indicando obstáculos( a mesma do runa do parto do Inti Cairé) e depois wanju, runa da alegria, ficamos então com boas espectativas.

Fui caminhar com Marcely, contrações mais fortes e algumas mais fracas, sempre me acocorava durante as contrações.Ao voltar, vomitei a banana e o café que havia antes da caminhada,fiquei na bola de novo,mas logo fiquei muito cansada,por não ter dormido a noite, e então me deitei na esteira nos intervalos das contrações. Minha mãe chegou.Suely olhou a linha do cóccix, uma forma de ver também a dilatação do colo,e viu que já estava com 8 cm.Fui caminhar de novo com o Thomas ,mas as contrações já estavam mais fortes,não consegui caminhar muito mais portanto voltamos e então já começei sentir a cabeça baixando,depois de outra contração bem forte sai da bola e me ajoelhei com Thomas me segurando os braços,e então na terceira contração senti coroando a cabeça,naturalmente fiz uma força espontânea bem na hora da saída da cabeça e outra força na saída do corpo.Nasceu Aylinn com o cordão bem curto.Por isso entendi o tempo do trabalho de parto...cordão bem curto , diferente dos outros dois filhos que tinham os cordões bem longos.

Deixamos a placenta por 7 horas ligada à ela, seguindo uma tradição milenar indiana o "Parto de Lótus"que demonstra um cuidado maior pelo corpo do bebê e pela placenta que ainda mantém a sua ligação mesmo fora do útero,ainda passando o sangue e toda a nutrição contida, fortalecendo ainda mais o bebê. Dessa forma também resignificamos a placenta e nos vinculamos com ela mais amorosamente.

No pôr-do-sol Thomas cortou o cordão, simbolizando um novo ciclo,o fim da vida uterina e o início da vida terrena.

Aylinn escolheu o seu dia e sua hora para nascer,30/09/10 às 11:14 da manhã de um lindo dia de sol, com ventos soprando...Libriana , ascendente em capricórnio e lua em câncer...

Pela leitura mística da comadre, o cordão curto representa a ligação da Aylinn comigo, ventos soprando representam os seus dons com as artes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário