* Por Nicole Silveira
Querid@s mamães!
A importância do leite materno para o bebê é indiscutível; Ele possui todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver nos seis primeiros meses de vida e como complementação da alimentação até os dois anos.
Claro que quando estamos grávidas imaginamos aquela cena romântica e linda da mãe amamentando seu filho, tipo capa de revista! Porém para chegar a este ponto algumas orientações precisão ser dadas e a primeira e mais importantes é a pega correta da mama.
A pega correta é de suma importância reduz as fissuras no seio, a dor nos mamilos é um sinal de alerta de que a pega não está adequada, causando desconforto na mãe, você vai ter dor ou compressão assim que o bebê pegar o seio e, com o tempo, a pele fina do mamilo pode rachar e sangrar, dando chance para infecções.
O melhor a fazer é retirar o bebe do seio e colocar novamente até a pega correta, quando a boca do bebe envolve toda a auréola , os lábios ficam virados para fora principalmente o lábio inferior e o bico do seio fica encostando no céu da boca do bebê desta forma esvaziará os seios estimulando a produção de leite.
- Tocar os lábios do bebê com o mamilo;
- Direcionar o mamilo para o palato do bebê;
- Esperar até que a boca esteja bem aberta;
- Nessa altura trazer o bebê rapidamente à mama;
- O nariz e o queixo do bebê ficam junto à mama;
- A cabeça do bebê deve estar alinhada com o resto do corpo (para não ter a cabeça voltada para o lado para mamar)
- Vê-se pouca aréola por baixo;
- Pode-se ver e ouvir a deglutição.
Caso ocorra a pega incorreta, ou seja, ele pegou apenas o bico, colocar o dedo indicador de lado da boquinha do bebe para soltar a mama.Não puxe de uma vez pode pode machucá-la.
Este vídeo demonstra como deve ser feita a pega correta do seio:
Este vídeo demonstra como deve ser feita a pega correta do seio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário