terça-feira, 6 de março de 2012

Preparação dos seios para a mamada - Parte 2

* Por Nicole Silveira



Olá mamães!


As mulheres amamentam os filhos desde que o mundo é mundo, o que não quer dizer que não existam alguns truques para facilitar a sua vida e a do bebê na hora de mamar. O aleitamento dá ao bebê o alimento ideal, mas tem lá seus segredos. 
É bem normal agente ficar num dilema entre preocupação e romantismo com a amamentação, temos em mente aquela imagem imaculada da mãe tranquila com seu bebezinho no seio, claro que esse momento existirá, mas para chegar a esta fase existe a prática, onde mãe-filho iram aprender como  proceder.
A maior preocupação está no bico do seio, caso estes sejam invertidos ou planos, pois desta forma a amamentação será mais dolorosa, pois será o bebezinho quem o formará.
Eis os tipos de bico de seio existentes:
Existe a manobra de hoffman que consiste em fazer massagem no bico do seio para sua formação.


A massagem é a seguinte: 


A partir do 2º trimestre de gravidez Segure o seio com a palma das mãos, uma mão de cada lado, puxe as mãos para frente fazendo uma leve pressão, como se fosse uma ordenha. Repita esta operação quantas vezes quiser. Depois, faça o mesmo segurando com uma mão em cima e outra em baixo do seio. Faça o mesmo no outro seio.





A partir do 3º trimestre de gravidez - Com os dois polegares sobre a aréola, puxe levemente para os lados e para cima e para baixo. Depois puxe o bico levemente, fazendo movimentos giratórios (como se estivesse girando um botão).





Caso o bico do seu seio seja plano, use sutiã de alças largas com oríficio central e faça os exercícios descritos acima.
Cuidados com a mama:

Evitar usar sabão, creme, ou pomadas nos mamilos.
A pressão constante da boca do neném nos mamilos da mãe pode provocar rachaduras. Por isso, desde a gestação, vale ajudar essa preparação, com o uso do sutiã especial para a amamentação, sem a cobertura da frente – o que possibilita o atrito direto do seio com o tecido da roupa. Isso estimula a fabricação da queratina, uma película protetora da pele.
O leite materno é cicatrizante e protetor. Por isso, deve secar no mamilo após a amamentação. A nutriz só deve limpar o seio antes de amamentar com o próprio leite materno. Nada de substâncias como água boricada ou bicarbonatada, que levam ao ressecamento da pele e às rachaduras do mamilo.


Boas mamadas queridas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário