quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Retorno ao trabalho: Como continuar a amamentar meu bebezinho?

* Por Nicole Silveira

Muitas dúvidas envolvem a mulher que tem que retornar ao trabalho após o período de licença maternidade (120 dias), entre eles destaco: Como vou continuar a amamentar meu filho(a)? Eu passei por isso recentemente e busquei orientações para permanecer a amamentar minha bebezinha e não oferecer leite artificial. E a resposta veio: Ordenhar, Armazenar, Congelar.

Vou passar para vocês os dados que pesquisei e os vídeos que me orientaram sobre este processo delicado e que necessita de determinação e amor!

Processo de retirada e armazenamento é de suma importância, visto que deve ser seguido uma série de recomendações, para que o leite possa manter a mesma qualidade nutricional que este possue, quando dado diretamente através da mamada. Portanto, deve-se ter em mente que o modo como o leite é coletado e armazenado, tem significativos efeitos sobre a sua composição.


Preparação e Higiene


A higiene antes da coleta do leite é de suma importância, visto que, normalmente nossa pele abriga inúmeros germes que podem, ocasionalmente, "contaminar" o leite. Também é importante salientar que como o leite vai ser armazenado, a contaminação por germes deve ser mínima. Vamos à algumas recomendações :

  • Sempre lave bem suas mãos até os cotovelos antes de iniciar  com o sabão tipo amarelo;
  • Antes da coleta as mamas devem ser massageadas de forma circular : com uma das mãos apoiar o peito no lado oposto onde está mais dolorido ou duro. Com as pontas dos dedos da outra mão sobre o local dolorido, executar movimentos circulares e a seguir massagear a mama neste local em direção à aréola;
  • Todos os utensílios que são usados na coleta, tais como vidros, garrafas, dentre outros, devem ser bem lavados e escaldos; **
  • Prender os cabelos e usar uma fraldinha para a boca. Evitar falar durante o processo de ordenha.
Coleta do leite
Algumas dicas para a coleta :

Tente fazer a coleta quando o bebê normalmente mamaria. 
Em geral, o suprimento de leite é maior pela manhã.
Tente fazer a coleta entre as mamadas.
Desprezar as primeiras gotas de leite.

Este vídeo é bastante instrutivo para orientação de como deve ser feita a ordenha manual, só na extração destaco que deve-se pressionar a aréola para trás, sentido tórax e depois apertar os seios - Sai mais leite e não machuca!Continuar pressionando e soltando repetidas vezes até o leite sair. Esta manobra não deve doer. 




No início pode não sair leite, mas depois de pressionar algumas vezes o leite começa a pingar e a velocidade do gotejamento dependerá do reflexo de ejeção da mãe. Como disse é preciso determinação e logo será um sucesso! No vídeo mostra os pingos de leite saindo, mas pelo menos o meu sai uns jatos de leite e enche o vidrinho em 15 min à 30 min.

**Sobre os vidros para armazenar

Os vidros indicados são aqueles de café solúvel, maionese, mel Karo, pois são de vidro e possuem uma boa vedação, é muito importante a esterilização e retirar a parte de papelão da tampa. Esterilizar de 10 a 15 min e depois colocar os vidros para escorrer sobre pano limpo. Não utilizar o vidro ainda quente para extração do leite.

Armazenando o leite materno

O leite fresco só deve ser usado com segurança até seis a oito horas após a coleta.
Quando a casa possui refrigerador e/ou freezer, a mãe tem a opção de armazenar o leite na geladeira ou no congelador ou mesmo no freezer.
Se você pretende congelar o leite materno, lembre-se de deixar algum espaço no topo do recipiente, pois o leite materno, como os demais líquidos, expande-se quando congelados. 
5 dias na geladeira, por duas semanas no congelador e por até 3 meses no freezer. Entretanto, deve-se saber que tais tabelas consideram uma faixa estrita de temperatura controlada, são feitas para países de clima mais frio e para locais em que não ocorre "falta de energia" e outros problemas típicos do nosso país; além disso, quanto menor o tempo de armazenamento maior a certeza da qualidade do leite. 

Aquecendo o leite

Antes de oferecer ao bebê, o leite que estava armazenado deve ser aquecido para tornar sua temperatura, o mais próxima possível daquela do leite sugado diretamente do peito da mãe.

  • Aquecer em banho-maria. Evitar o uso do microondas pois este destrói alguns nutrientes e propriedades imunológicas presentes no leite materno.
  • A fervura do leite materno deve ser evitada pois ocorre destruição da lipase (enzina digestiva presente no leite materno que compensa a imatura função pancreática do neonato) e redução dos efeitos da imunoglobulina A, o que diminui o valor imunológico do leite materno.
  • Se houver sobras, estas devem ser desprezadas. Não rearmazene o leite descongelado.
  • Após o aquecimento do leite, ofereça a criança com uma colher de chá ou café ou com copinho. Não use mamadeiras ou bicos. Não deixe o leite em temperatura ambiente por mais de 1 hora.
Boa sorte meninas, minha Hadassinha está tomando meu leite e tudo de maravilhoso que ele pode oferecer a ela. Eu fiz uma dinâmica para retirada,armazenamento e transporte (trabalho-casa). e continuo a amamentar quando chego em casa e durante a noite..ela fica acordando mais a noite,até pela saudade que fica durante o dia e nos FDS também fica no peito direto! Depois escrevo mais sobre esta experiência. Beijos e luz

Um comentário: