sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Parteiras do Nordeste : Forúm Mundial da Saúde 2012

* Por Nicole Silveira

A querida parteira Maria dos Prazeres esteve como convidada no Fórum Mundial de Saúde 2012 em Porto Alegre, representado a Associação das Parteiras Tradicionais e Hospitalares de Jaboatão dos Guararapes lá falou sobre  o trabalho das parteiras tradicionais e sua grande importância para a saúde da mulher nos locais que atuam.
Prazeres ressaltou "para ser uma parteira tradicional não precisa ter avó ou mãe parteira,mas as mulheres que guardam esta tradição milenar são também parteiras tradicionais". Segundo ela e também artigos na net sobre o evento, ela emocionou os presentes com seus relatos e experiências do partejar.


"Aos 74 anos, a parteira Maria dos Prazeres ainda se emociona ao falar sobre sua experiência, que lhe proporciona estar sempre próxima da vida. Ela é uma das mulheres que representam a Rede de Parteiras Independentes do Nordeste no FST. A fala espontânea reproduz uma mensagem importante: a de que a profissão deve ser reconhecida. “Vi um dia uma pessoa falando que realizou um parto na rua e que ficou emocionada. Uma pessoa que faz mil partos, como uma parteira, está navegando na emoção”, exemplificou Maria, que ainda falou sobre os desafios e dificuldades da profissão. “Parteira é uma profissão milenar que deve ser reconhecida”, complementou."
http://www.blog.saude.gov.br/forum-destaca-importancia-das-praticas-culturais-na-promocao-da-saude/


Nos sentimos muito orgulhosas dessa mulher-militante que luta pelo reconhecimento e valorização do ofício das parteiras, é um exemplo de garra e determinação a favor do parto humanizado, natural e que respeita o ser humano. Viva as parteiras!
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, existem em Pernambuco 1026 parteiras tradicionais, das quais 887 atuam na área rural, 93 da zona urbana e 46 nas duas regiões.

2 comentários: